
TIPOS DE MOSQUITO AEDES
O Aedes aegypti e o Aedes albopictus são transmissores de uma série de doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika, mas há diferença entre os dois insetos.

O Aedes aegypti é um mosquito urbano, que prolifera em áreas de maior densidade populacional. Próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas nem a altitudes elevadas. Estudos demonstram que, uma vez infectada e isso pode ocorrer numa única inseminação, a fêmea jamais deixará de transmitir o vírus..
o seu ciclo de vida é divido em 4 fases: ovo, larva, pupa e mosquito desenvolvido. O ciclo começa quando uma fêmea adulta deposita seus ovos nas paredes dos reservatórios com água limpa, parada e normalmente após 7 dias, a larva cresce e vira pupa e, 2 dias depois, o mosquito está completamente formado e pronto para picar.
Os ovos do mosquito são muito resistentes e sobrevivem até mesmo por 1 ano num local seco e quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora de submersão este ovo pode se desenvolver. Este mosquito leva em média 10 dias para se desenvolver e vive durante 30 dias. Uma única fêmea produz e 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de 3 ciclos durante sua vida.
Fonte:Uol

O Aeds Albopictus é encontrado tanto na zona urbana como na rural, têm preferência por áreas cobertas por vegetação (por isso é considerado um mosquito de jardim), no entorno ou mais distante das residências. Instala seus criadouros em orifícios existentes nos troncos das árvores, em cascas de frutas ou em recipientes abandonados no meio da vegetação.
O Aedes albopictus alimenta-se de sangue humano ou de qualquer outro animal mamífero ou silvestre e é mais resistente ao frio do que o Aedes aegypti. Essa capacidade de fácil adaptação ao ambiente torna seu combate mais difícil. De certa forma, ele representa também uma ameaça, haja vista que pode transformar-se num potencial vetor de vírus silvestres para a população urbana.
Seu ciclo evolutivo é semelhante do do A. aegipty.
Fonte:Uol
OUTROS TIPOS DE AEDES:
Embora o Aedes aegypti seja o mais conhecido, existem outras 3.500 espécies.sendo algumas delas listadas abaixo.

Haemagogus e Sabethes
Transmitem Febre Amarela. São uns dos principais transmissores da doença no Brasil. Preferem habitar áreas silvestres e ficam mais nas copas de árvores.
Assim, picam macacos, que uma vez infectados pela Febre Amarela servem de alarme para a região.
Fonte:UNIPRAG

Fonte:UNIPRAG

Fonte:UNIPRAG
Anopheles
Transmissor da Malária. Esse mosquito é popularmente conhecido como mosquito-prego e é vetor do protozoário Plasmodium, que causa Malária. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas morram a cada ano ao redor do Mundo, vítimas da doença.
De hábitos noturnos, o mosquito-prego é mais encontrado em áreas silvestres e rurais, mas atacam as pessoas dentro de seus domicílios.
Flebótomo (Mosquito-Palha)
Transmissor da Leishmaniose. Embora não seja considerado mosquito, tem o nome popular de mosquito-palha. Também é conhecido por birigui, tatuquira e cangalhinha. Ele pica animais como cães e cavalos infectados com o protozoário Leishmania chagasi, responsável pela doença, e pica a pessoa, transmitindo a enfermidade.
Tem hábitos noturnos e quando pousam mantêm suas asas abertas.